PPP - Proposto Pedagógica CDI


Além de proporcionar melhor qualificação profissional para os educandos, a proposta político-pedagógica do CDI objetiva a promoção da cidadania, utilizando a informática para fomentar a formação de cidadãos críticos, a igualdade de oportunidades e a democracia.
O trabalho do educador brasileiro Paulo Freire serviu de referencial para a formulação da PPP, pois, assim como Freire, o CDI acredita que a verdadeira educação deve ser voltada para a conscientização e a transformação da sociedade, visando à construção de um mundo mais fraterno e justo. Diante disso o CDI tem seu foco de atuação direcionado a:

  - Oferecer capacitação de qualidade para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), permitindo sua apropriação social pelas comunidades;
  - Fomentar um processo conscientizador de indivíduos e sua reflexão sobre a sociedade  em que vivem;
  - Favorecer a criação de um espaço físico para discussão, participação e ação comunitária;
 - Possibilitar a construção de conhecimento útil, a fim de que indivíduos e comunidades exerçam sua cidadania e garantam seu desenvolvimento social, político e econômico.

A equipe do CDI trabalha em conjunto com os educadores e coordenadores dos espaços comunitários que abrigam os Espaços CDI Comunidade, fortalecendo-os por meio de: leituras, debates, capacitações e oficinas. A intenção é que, tornando-se mais conscientes e conhecendo melhor a realidade em que vivem, estes agentes possam motivar suas comunidades a se engajarem em ações para transformar a sociedade.
Já na relação com os alunos, à proposta do CDI se concretiza por meio de cursos e de grupos de trabalho que se organizam fora do horário das aulas. A abordagem tem sempre como ponto de partida o cotidiano dos envolvidos - educando, educador e comunidade.

Espera-se que, com o decorrer do tempo, os alunos sejam capazes de fazer uma leitura crítica do mundo, articulando-a com a situação econômica, política e cultural  de seu país. Vários instrumentos são usados para esse fim, como debates, análise de fatos históricos, dados estatísticos, textos de jornais, livros, poesias, músicas, pesquisas na Internet e entrevistas na comunidade.

Ao promover essa reflexão, o CDI pretende possibilitar a identificação das verdadeiras causas dos problemas sociais e a conscientização de que a sociedade em que vivemos - desigual e excludente - foi historicamente construída pelo ser humano, podendo, portanto, ser transformada pela sua ação. Em todos os momentos do curso, as ferramentas computacionais - como editor de textos, planilha eletrônica, gerenciador de banco de dados, entre outras - são usadas para apoiar o trabalho de pesquisar, analisar e organizar os conteúdos, permitindo que as pessoas expressem sua própria síntese da realidade.

Em geral, a motivação inicial da maioria dos educandos - aprender informática para obter um emprego - se desdobra em outras, que envolvem sua mobilização e organização em torno da reivindicação de políticas públicas para a garantia de seus direitos, como a geração de trabalho e o investimento em projetos sociais. Enquanto vão desvendando o mundo que os cerca, percebendo-se como sujeitos da História, os alunos descobrem também as possibilidades de uso da tecnologia, que se desmistifica, deixando de ser percebida como uma fórmula mágica que irá solucionar tudo. Assim, fica claro que a transformação só é possível se o indivíduo estiver à frente do processo de mudança.